https://empreendendo.com.br

Glossário

Dentro do nosso propósito, razão de nossa existência, que é o de popularizar o empreendedorismo apresentamos a seguir uma lista com mais de uma centena de termos do vocabulário dos novos negócios e dos jovens envolvidos no ecossistema empreendedor. Muitos termos em inglês, com significados próprios, além de sua simples tradução. Nossas fontes foram sites de diversas organizações com interesse semelhante ao nosso como: ACE Startups, Empreendedores do Paraná, Endeavor, Rock Content, Sebrae-MG, Startupi, outros.

TERMODESCRIÇÃO
Aceleradoras:É o nome ‘moderno’ para as incubadoras. São instituições de capital privado que financiam empresas e startups com alto potencial de crescimento. Além de apoio financeiro, as novas incubadoras oferecem mentoria e treinamento para que o negócio consiga se desenvolver. Em troca as aceleradoras ganham visibilidade, e de 5% a 15% das cotas das startups para as quais oferecem suporte. Enquanto as incubadoras estão mais ligadas a universidades e a projetos governamentais, as aceleradoras são financiadas com capital privado e apoiam startups, empresas de alto potencial de crescimento. A aceleração pode incluir apoio financeiro, mas está baseada principalmente no suporte à criação e ao desenvolvimento do negócio, com sessões de coaching e mentoring durante um período.
AIDA:Acrônimo para Atenção, Interesse, Desejo e Atenção. Trata-se de uma técnica para guiar o consumidor até a compra. Primeiro devemos chamar sua atenção, depois, conquistar seu interesse. Então, criamos desejo e o levamos à ação, isto é, a tomada de decisão.
Analytics:Também conhecido como “inteligência analítica”. Diz respeito a descoberta e interpretação de padrões de dados. Essa análise favorece a tomada de decisão, tornando-a mais efetiva. O Google Analytics seria, então, a inteligência analítica do Google.
API (Application Programming Interface):Conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com o outro.
Aporte:É um subsídio financeiro dado para determinados fins. Para empreendendores é um investimento em suas empresas. Esse aporte, normalmente é feito por sócios ou investidores dos mais variados tipos.
Automação de marketing:Uso da tecnologia para automatizar atividades individuais e repetitivas do marketing, como disparo de e-mails e publicações nas redes sociais. É utilizada para potencializar o marketing digital e tem como objetivo agir em escala e aumentar os resultados da empresa.
B
Benchmarking:A palavra benchmarking vem de benchmark, expressão também inglesa, que significa “referência”. Processo de avaliação de uma empresa em relação à concorrência. É feito através de uma investigação minuciosa, buscando identificar os diferenciais competitivos, e as características dessas empresas, com o intuito de aperfeiçoar os seus próprios processos, métodos e produtos.
Big Data:O termo big data vem da área de Tecnologia da Informação (TI) e consiste na verificação e na compreensão de um grande volume de dados não estruturados. Eles são chamados assim, porque são informações que não têm relação direta entre si, como posts de redes sociais, por exemplo.
Bitcoin:Assim como o dólar e o real, o bitcoin é uma moeda, mas com o diferencial de ser totalmente digital. Além disso, ele não é controlado por bancos centrais. A produção é descentralizada e realizada por uma rede de computadores. Com mais de nove anos, o mercado de bitcoins atrai cada vez mais investidores e já movimenta bilhões de dólares.
Bootstrapping: É um processo no qual o próprio empreendedor financia os gastos, ideias, pagamentos e projetos da sua empresa, sem contar com a adição de capital externo de outras instituições.
Brainstorming:Técnica criativa de resolução de problemas. Durante a dinâmica, os participantes confabulam ideias, por mais absurdas que sejam, a fim de gerar novos insights.
Branding:Processo criativo e estratégico no qual se define o posicionamento da marca no mercado, assim como sua personalidade. Essa análise tem papel importante na definição de estratégias de marketing para a marca.
Break Even Point:Em português, um ‘ponto de equilíbrio’. É quando os custos da empresa são iguais às suas receitas. Como tudo que a empresa recebe paga somente as despesas, o lucro (ou resultado do período), acaba sendo zero, nesse caso.
Budget:O Budget é o orçamento que a empresa possui para compras de equipamento, investimento em propaganda, contratação de funcionários, entre outros.
Burn Rate:É um sinônimo de fluxo de caixa negativo. É uma conta que apresenta a velocidade que uma empresa "queima" seus recursos financeiros. Outro termo vinculado é Cash burning que significa queima de caixa.
Business Angel:Ver Investidor Anjo. Os anjos são investidores privados que investem financeiramente em startups. Investidores anjos investem de 5% a 10 % de seu patrimônio em novas empresas. Além de oferecem apoio financeiro, também proporcionam experiencia de mercado e conselhos.
Business model:Modelo de Negócio. Utilizado na fase de criação de uma empresa, o business model traz as técnicas e processos que os empreendedores precisarão enfrentar para tirar as suas ideias do papel, como as atividades realizadas, o relacionamento com os clientes, a situação do mercado, os custos e orçamentos, dentre outros aspectos.
Business plan:É o plano de negócios das empresas. É ele que contribuirá para delimitar como será o modelo de negócio (business model). Esse planejamento traz os dados da empresa, sócios, descrição de produtos e serviços, estratégias de comunicação e marketing, métricas, e assim por diante. O business plan geralmente é o documento apresentado para investidores durante a apresentação da empresa.
Buy Back:É quando uma empresa e recomprada pelo fundador.
B2B:Trata-se de uma sigla em inglês para “Business to Business” ou negócio para negócio, em português. É usada para se referir a transações que ocorrem somente entre empresas, ou seja, um negócio B2B não tem o objetivo de atender o consumidor final.
C
CAC (Custo de Aquisição de Clientes):Índice que mede quanto um cliente custou para realizar a venda. Quanto maior o CAC, menos eficiente é a sua estratégia.
Call:Ligação de vídeo ou áudio entre colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. Reunião normalmente feita usando recursos da internet e diversos softwares de comunicação.
Canvas:Modelo de negócios ou business model, muito utilizado no mundo empreendedor. Sua estratégia consiste em planejar e desenvolver os valores e metas de uma empresa, através de um mapa visual formado por nove blocos com tópicos como: segmentação de clientes, custos, recursos e parcerias, fontes de receita, atividades principais, dentre outros.
Cap table:A tabela de capitalização tende a mostrar a participação acionária em uma empresa.
Capital de giro:São os recursos financeiros utilizados para cobrir os custos do dia a dia da empresa e para sustentá-la entre o pagamento de despesas e o recebimento da receita de clientes. São também, os recursos utilizados para cobrir custos extras da empresa e para mantê-la, caso haja problemas, em períodos de recessão, ou quando a receita de clientes está baixa, e é necessário financiar suas compras. Esse investimento é responsável por manter a sustentabilidade da empresa, mesmo em fases difíceis.
Capital de risco:Ver Venture Capital. Essa é uma aplicação financeira de risco feita por investidores em empresas pequenas e médias. Geralmente, o aporte é direcionado a startups. Quem opta por essa modalidade tem a meta de alavancar negócios e aumentar o faturamento deles, de modo que se tornem viáveis. Assim, os investidores aceitam o risco de um alto em um investimento e, em contrapartida, almejam um retorno satisfatório para expandir o próprio capital. Contar com o apoio de instituições financeiras ou de investidores-anjo é uma das principais decisões estratégicas que novos empreendedores tomam para tirar ideias de negócios do papel.
Capital social:É a parcela que os acionistas possuem de uma empresa.
Captação de recursos:Como o nome sugere, captar recursos é o esforço feito para obter investimentos, seja através de empréstimos bancários, agências de fomento, fundos de financiamento ou investidores-anjo.
Cash burning:É um sinônimo de fluxo de caixa negativo. É uma conta que apresenta a velocidade que uma empresa "queima" seus recursos financeiros. Outro termo vinculado é Burn rate que significa queima de caixa.
CEO:Do inglês Chief Executive Officer é o nome dado ao cargo mais alto da empresa, ocupado pelo fundador do negócio.
Certificado Digital:Certificado Digital, um documento digital que é a assinatura (ou identidade virtual) de pessoa física ou jurídica e que garante a segurança, autenticidade e proteção das informações trocadas.
Cloud computing:Cloud computing é o nome em inglês para “computação em nuvem”. A expressão se refere ao uso da memória, e processamento, de servidores e programas de internet seja para armazenar arquivos ou acessá-los de maneira mais prática.
Coinvestimento:É um investimento feito em conjunto, seja entre anjos, VCs, Anjos e VCs, Empresas e anjos, e por aí vai.
Conversão:Este é um termo fundamental para qualquer negócio, já que a conversão é uma etapa crucial da jornada do consumidor. Ela ocorre quando um usuário visita o site da sua empresa e faz uma ação importante, como comprar um produto ou serviço, baixar um material digital, assinar uma newsletter, cadastrar o e-mail pessoal, dentre outras.
Coworking:Espaços de trabalho compartilhados por empreendedores e outros profissionais, voltado para a troca de ideias e conhecimento. O convívio no coworking proporciona uma experiência diferenciada aos empresários e pode até contribuir com o surgimento de parcerias e novos negócios.
CPA (Custo por Aquisição):É a métrica mais cara, pois você pagará apenas quando atingir o objetivo da campanha. O CPA deve ser lucrativo quando comparado com o preço médio de venda de um produto. Esse indicador é útil tanto para a equipe de marketing quanto para a equipe de vendas.
CPC (Custo por Cliente):É utilizado como forma de cobrança em anúncios pagos. Quando criamos uma campanha de anúncios, pagamos pela quantidade de clientes, afinal, o objetivo é que as pessoas interajam com ele. Esta é uma boa métrica para medir o desempenho de mídias pagas. Para calculá-la, divida o total gasto pelo número de cliques.
CRM (Customer Relationship Management):Conjunto de técnicas, estratégias e tecnologias voltadas para o relacionamento com o cliente, apresentadas em uma plataforma digital.
CRO (Conversion Rate Optimization):Ou “Otimização da Taxa de Conversão”, é uma estratégia de aprimoramento constante dos elementos de um site com o intuito de atrair e converter mais leads. O objetivo do CRO é melhorar a taxa de conversão ou, em outras palavras, tornar o processo de vendas mais eficiente. Essas melhorias são realizadas, principalmente, por meio de testes, a fim de compreender quais elementos do site dão mais ou menos resultado.
Crowdfunding:Uma tendência atual de empresas e startups que estão em busca de um financiamento para tirar as suas ideias do papel, o crowdfunding, também chamado de financiamento coletivo, é feito através de plataformas online especializadas. É a famosa “vaquinha”, mas nesse caso são oferecidas recompensas e, em muitos casos, a oportunidade de o consumidor testar os produtos da empresa antes que eles cheguem ao mercado.
Crowdsourcing:Forma de conseguir serviços/ajuda de forma colaborativa para geração de conteúdos, solução de problemas, desenvolvimento de novas tecnologias, geração de fluxo de informação e afins.
CFO:CFO é a sigla de Chief Financial Officer, cargo do diretor financeiro de seu negócio, que normalmente é ocupado por um sócio.
CTA (Call-To-Action):É uma chamada para a ação, composta por um link e/ou botão, com uma cor em destaque e termos no imperativo (“acesse”, “clique”, “compre”, etc). É bastante utilizado em sites, e-mails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito.
CTR (Click Through Rate):Corresponde ao número de cliques em uma página dividido pelo número de visualizações. Essa taxa é importante para avaliar o desempenho de anúncios online.
Customer Development:Empresas iniciantes costumam enfrentar problemas ao definir seu modelo de negócios por fazerem uma visão errônea sobre o mercado em que atuam. O Customer Development permite que tudo possa ser testado, validado e mudado quando preciso, mesmo que o produto já tenha sido lançado.
D
Deal Breaker:É o fator crucial que impede que uma negociação seja fechada, é o momento da quebra de um acordo e um dos maiores pesadelos dos empreendedores.
Deal maker:Fator que potencializa negociações e faz seus clientes se apaixonarem por sua empresa. Ao contrário do “deal breaker”, é uma das maiores ambições dos empreendedores.
Drag along:Cláusula dos contratos societários que exige que sócios minoritários vendam suas partes das empresas para compradores, caso os majoritários também o façam.
Due Diligence:É um processo de auditoria feito por investidores, no qual são avaliadas todos os setores, business model, business plan e até as possíveis irregularidades de uma startup. É uma etapa delicada, geralmente feita por especialistas.
E
eBook:Livro digital, disponibilizado para download gratuito ou não em uma plataforma online.
Early stage:São consideradas empresas em early stage (estágio inicial) as que possuem até três anos de existência.
Early stage financing:É o primeiro financiamento que uma empresa recebe, antes mesmo de possuir clientes ou produto.
Earnout:Acordo específico que garante a atuação em uma empresa e uma compensação financeira para um empreendedor, caso ele venda o seu negócio.
Elevator pitch:Apresentação da ideia do negócio em aproximadamente 30 segundos (o tempo que uma pessoa passaria no elevador).
Empreendedorismo corporativo:Ou intraempreendedorismo. Significa empreender dentro da organização na qual se trabalha. O intraempreendedor enxerga nos problemas do dia a dia oportunidades de crescimento para a empresa, sendo capaz de inovar sistêmica e constantemente. Descubra como implementar uma cultura intraempreendedora em sua empresa no curso online da Endeavor sobre Cultura.
Empreendedorismo social:O empreendedor social cria negócios com fins lucrativos, mas que propõem soluções inovadoras para problemas sociais ou ambientais, como lixo, educação e saúde. Ele está focado em mobilizar pessoas e trabalhar por uma causa para realizar verdadeiras transformações na sociedade.
EPP:Também chamada de MPE - Micro e Pequena empresa.
Escalabilidade:É a capacidade de replicar um produto, ou serviço, de maneira rápida e efetiva, com o intuito de atender um mercado consumidor de massa ou um grande público.
E-commerce:Nome em inglês para “comércio eletrônico”, o e-commerce é uma palavra importante para empreendedores por ser uma das maneiras mais rentáveis de ter o próprio negócio. Com ele é possível expor e vender os seus produtos por meio de dispositivos móveis e computadores, através de plataformas eletrônicas. São verdadeiras lojas virtuais em que o consumidor pode comprar sem sequer sair de casa.
E-mail Marketing:É uma ferramenta de comunicação que utiliza o e-mail para ajudar a empresa a se comunicar com seu cliente, seja para manter um relacionamento, promover um serviço, seja para vender um produto novo, etc.
F
Facebook Ads:Plataforma de anúncios do Facebook. Um dos canais mais utilizados pelas empresas para divulgar sua marca e produtos online.
Follow-up:Significa “acompanhamento”, em inglês. Podemos fazer uma reunião de “follow-up” entre a equipe, por exemplo. Ou ainda, ações de “follow-up” para averiguar se o leads está próximo a fechar a venda.
Franquias:Pode não ser uma novidade, mas as franquias devem fazer parte do glossário do empreendedorismo. O sistema de negócios se dá quando o proprietário de uma marca cede a outro empresário o direito de vender e distribuir os seus produtos, sempre seguindo um modelo padrão e regras de conduta próprias da marca.
Funil de vendas:Também chamado de pipeline. O funil de vendas é um modelo que permite identificar cada etapa do processo de vendas e criar estratégias próprias para atrair potenciais clientes e transformá-los em consumidores reais.
G
Google Ads:Plataforma de anúncios do Google. Um dos canais de mídias paga mais utilizados pelo marketing digital, assim como o Facebook Ads.
Google Analytics:Essa ferramenta do Google é utilizada para acompanhar as visitas e conversões de uma empresa no mundo virtual, e especialmente, dos seus concorrentes.
Growth Capital:É um investimento feito com o intuito de apoiar o crescimento de uma empresa, após ela ter seus produtos e serviços lançados no mercado e já ser conhecida pelos consumidores.
Growth Hacking:Um novo conceito de marketing de conteúdo que preza pelo dinamismo, uso da criatividade e gestão tecnológica inovadora para desenvolver marcas, estratégias e, principalmente, melhorar a experiência dos usuários. O termo, cunhado pelo empresário Sean Ellis, pode ser traduzido como o “marketing orientado a experimentos”.
H
Hub:É a evolução dos grupos, um espaço físico ou digital que reúne pessoas com interesses em comum. Existem hubs de criatividade, de inovação e, inclusive, hubs de negócios. Nesse último, empresas unem forças para gerar novos negócios e, com isso, aumentar as vendas e fortalecer a atuação no mercado.
Hurdle Rate:O hurdle rate é uma taxa mínima que um investidor espera receber após apostar e financiar um negócio, de acordo com a sua taxa de risco.
I
Incubadora:Assim como as aceleradoras, as incubadoras são instituições privadas ou governamentais que auxiliam micro e pequenas empresas, com ideias, networking, aconselhamento e capital para desenvolverem o seu negócio. As incubadoras têm um perfil mais adequado para quem precisa de tempo e muito conhecimento para estruturar seu negócio. Depende de subsídios governamentais e provavelmente vai precisar de uma quantidade relativamente grande de investimentos para acontecer.
Inbound Marketing:Área do marketing voltada para o desenvolvimento de estratégias que visam a atrair pessoas, despertando nelas o interesse por uma solução que o seu negócio oferece, em vez de bombardeá-las com anúncios, por exemplo. Dentre essas estratégias, estão a utilização de redes sociais, a produção de material informativo e e-mail marketing.
Infográfico:Conteúdo explicativo, majoritariamente visual, com textos curtos. Pode conter ícones, ilustrações e/ou imagens.
Insight:Compreensão de um problema ou situação. É quando temos um momento de “revelação” sem considerar experiências anteriores.
Inside Sales:Modalidade de vendas realizada dentro da própria empresa. Nela, o vendedor utiliza e-mails, ligações telefônicas e calls para se comunicar com o cliente, o que reduz custos com deslocamento e aumenta a produtividade.
Intraempreende-dorismo:Ou (vide) Empreendedorismo corporativo
Investidor-anjo:São profissionais experientes que acreditam, e possuem capital disponível, para investir em empresas iniciantes. Em troca eles recebem um percentual da empresa investida. Além do dinheiro, esses investidores trazem toda a infraestrutura, mentoria e contatos para fazer o negócio que investiram prosperar.
Investimento Semente:Seed Capital. Capital ‘semente’, aquele capital que se capta quando o negócio está em sua fase inicial, para que ele possa dar seus primeiros passos no mercado.
IPO:É a sigla em inglês para Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial, quando uma empresa abre seu capital e ingressa na bolsa de valores.
J
Joint venture:Parceria entre duas empresas com o objetivo de obter lucros financeiros e/ou operacionais.
K
KPI:É a sigla correspondente a Key Performance Indicator, ou Indicador de Chave de Desempenho, que mede o desempenho de todos os processos de uma empresa para colaborar com o cumprimento de suas métricas e objetivos para o futuro.
L
LEAD:Esta expressão é usada quando um usuário se torna um potencial cliente, ou seja, você tem uma oportunidade de fechar negócio. Isso pode se dar, por exemplo, a partir do momento em que ele cadastra um e-mail e alguns dados pessoais no seu site.
Lead Scoring:Técnica que permite avaliar a “temperatura” de um lead, isto é, o quanto ele está propenso a realizar uma compra.
Lean startup:Lean startup é um conjunto de processos utilizados por empreendedores para desenvolver produtos e atingir mercados com a máxima eficiência, através do ágil desenvolvimento de softwares, adoção de códigos abertos e desenvolvimento de produtos – que contam com a interação direta dos seus consumidores ou clientes.
Links patrocinados:São anúncios em forma de texto simples. O formato mais conhecido é nos mecanismos de busca. Faça um teste agora mesmo! Digite uma palavra “marketing digital” no Google e veja links patrocinados no topo da busca. Também é possível patrocinar links dentro das redes sociais.
Love capital:Veja Love Money.
Love Money:Veja Love capital. O nome carinhoso se refere ao aporte captado por empreendedores com a ajuda das pessoas mais próximas: amigos ou familiares. Nesse caso não há necessidade de um contrato ou uma avaliação objetiva dos riscos do negócio. Tem como base a confiança e crença no sucesso daquela empresa.
M
Marketing Digital:Elemento essencial para qualquer empresa, especialmente as que estão começando. O marketing digital engloba as ações de comunicação e interação online de uma empresa com o seu público, seja através do mobile, da internet ou dos meios digitais.
Marketing de conteúdo:Processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para uma marca. A ideia é informar e conquistar clientes ao transmitir credibilidade e confiança. Fazem parte dessa estratégia posts em blogs e mídias sociais, e-mails marketing, newsletters, eBooks, infográficos, vídeos, podcasts, entre outros veículos.
Mash Up:É o aperfeiçoamento de um serviço/produto pela junção de dois ou mais produtos.
Meetup:Encontro de integrantes de comunidades de startups ou empreendedores de pequenas e médias empresas, para discutir ideias, trocar experiências e aumentar o networking.
MEI:Sigla referente a Micro Empreendedor Individual. É a condição de grande parte dos empreendedores brasileiros, que trabalham por conta própria e se firmam como empresários após trabalho árduo e muitos desafios.
Mergers and Acquisitions (M&A):Termo em inglês para ‘Fusões e Aquisições’ (abreviado M&A), é tanto um aspecto da estratégia corporativa e finanças corporativas quanto compra, venda, divisão e combinação de diferentes empresas.
Métricas:As métricas são sistemas que permitem mensurar o desempenho das ações de marketing de uma empresa, tendências e comportamentos do público. Essas estratégias podem medir o resultado de uma campanha, melhores oportunidades de negócios e a resposta da clientela.
Mentor:É a figura mais importante para empreendedores que estão começando os seus negócios, mas que ainda lidam com a falta de conhecimento, insegurança e desafios do mercado. O mentor é responsável por orientar as melhores decisões, propor ideias inovadoras e estruturar o plano de negócios.
MPE:Micro e Pequena empresa. Também chamada de EPP - Empresa de Pequeno Porte.
MQL (Marketing Qualified Leads):É o lead qualificado pelo marketing. Esse potencial cliente, já conhece o problema que precisa resolver e está em busca da melhor solução. O MQL precisa ser trabalhado pela equipe de marketing para se transformar em um SQL, no caso, um lead qualificado de vendas.
MVP (Minimum Viable Product):É basicamente um produto que é lançado no mercado em Alfa ou beta. Ao invés de serem lançados no estágio final eles são lançados em estágios mais jovens para o geração de feedback para o aperfeiçoamento do produto final.
N
NDA (Non-Disclosure Agreement):É um acordo de confidencialidade sobre as cláusulas e informações da negociação entre as empresas e os seus investidores. Esse sigilo é garantido através de contrato, que reforça que dados importantes não cheguem ao conhecimento público.
Networking:De uma maneira mais simples, é a rede de contatos e relacionamentos que os empreendedores conseguem manter com profissionais, fornecedores e potenciais clientes que podem beneficiar o seu negócio. É um dos termos mais importantes do glossário do empreendedorismo, e um dos impulsos que as startups e microempresas precisam para o seu crescimento.
Newsletter:Boletim informativo comum em sites, que reúne e distribui posts e informações para os seus leitores e clientes.
O
Open Source:Um software de código aberto que pode ser utilizado para a criação de programas importantes no desenvolvimento tecnológico de uma empresa
Outbound marketing:Estratégias tradicionais do marketing para a aquisição de clientes. Enquanto no inbound marketing você joga a isca e espera o peixe morder, no outbound você joga a rede. Exemplos: anúncios online e offline, banners, flyers, disparos de email e SMS, telemarketing, etc.
Outsourcing:É a expressão em inglês para o que conhecemos como terceirização. Ou seja, é a ação na qual uma empresa é contratada para desenvolver uma área específica de outra empresa.
P
Page Views:Quantidade de visualizações em uma página. Serve para medir a audiência.
Palavra chave:São os termos utilizados pelos usuários para realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca. Mapear as palavras-chave mais associadas ao seu negócio é essencial para uma estratégia de marketing digital e de conteúdo.
Patente:O título de propriedade temporária sobre uma invenção, nome ou ideia, para evitar roubos e plágios. É concedida pelo Estado, que pede aos seus criadores um documento detalhado com todo o conteúdo técnico do que está sendo protegido.
Persona:É um personagem fictício criado para representar o cliente ideal. A persona é construída com base em dados reais de comportamento dos usuários. As personas do seu negócio podem ter uma idade específica ou pertencer a uma determinada faixa etária, possuir diferentes experiências profissionais ou não trabalhar, além de diversas preferências pessoais e expectativas.
Pipeline:Na área comercial é o mesmo que “funil de vendas”.
Pitch:Ver Elevator Pitch. É a breve apresentação realizada por empreendedores, principalmente para investidores, quando precisam mostrar o seu produto, a missão da sua empresa e o potencial do seu negócio.
Pivot:Muito usado pivotar. É uma mudança no modelo de negócios que visa melhorar o desempenho das startups.
PME:A sigla que se refere as pequenas e médias empresas, que contam com até 49 e 249 colaboradores, respectivamente.
Podcast:Transmissão de conteúdos em formato de áudio, geralmente compondo uma série.
Pré-vendas:Equipe responsável por fazer um contato inicial com os leads, identificar suas dores e qualificá-lo.
Private Equity:É um modelo de investimento parecido com o venture capital, porem nesse modelo a quantidade de dinheiro envolvido é muito maior. O investimento é feito em empresas de capital fechado e realizado por fundos.
Q
Qualificação:Avaliar se o lead possui ou não as características do perfil ideal de consumidor.
R
Real Estate Tech:Dentro do novo normal, durante e pós pandemia (Coronavirus) surge uma tecnologia imobiliária, que proporciona aos interessados em comprar ou alugar visitar virtualmente dentro da realidade virtual.
Rede de display do Google:Parafraseando o próprio Google, “um gripo de mais de 2 milhões de websites, vídeos e aplicativos onde seus anúncios no Google Ads podem ser exibidos.
Remarketing:Estratégia para impactar um mesmo cliente, com um mesmo produto, mas com uma nova abordagem. É uma segunda tentativa para conseguir uma venda. Não confundir com retargeting.
Retargeting:Capacidade de mudar o público alvo de um produto, abordando-o de acordo com seus interesses.
ROI:Sigla para Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento, em português. De uma forma mais simples é a relação entre o que foi investido e o lucro em ações e campanhas de marketing.
Round:É como uma empresa denomina uma etapa de investimento recebido por ela. O primeiro investimento é o “Round A”, o segundo é o “Round B” e etc.
Royalties:É o valor cobrado pela utilização do nome e estrutura de uma empresa para os seus franqueados. Esse pagamento costuma ser feito mensalmente e corresponde a uma porcentagem do faturamento dessas franquias.
S
Seed capital:Investimento Semente. Capital ‘semente’, aquele capital que se capta quando o negócio está em sua fase inicial, para que ele possa dar seus primeiros passos no mercado.
SEM (Search Engine Marketing):Essa sigla equivale ao conjunto de ações de marketing para mecanismos de busca, seja para atingir resultados orgânicos e/ou pagos.
SEO:Search Engine Optimization. Conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de sites e e-commerces em mecanismos de busca como o Google.
SERP (Search Engine Results Page):É a página do Google onde aparecem os resultados de uma busca.
Shareholder:É como se denomina alguém que possua ações da sua empresa.
Spin-off:Criação de uma nova empresa de produtos ou serviços inovadores, criados inicialmente a partir de um projeto em uma ‘empresa-mãe’. Geralmente, os empreendedores do novo negócio trabalharam antes no desenvolvimento desse projeto na empresa-mãe, que gerou o spin-off.
SQL (Search Qualified Lead):No marketing essa sigla é utilizada para qualificar leads que estão mais próximos da compra. Prioridade máxima para a equipe de pré-vendas.
Stakeholders:Os stakeholders são todas as pessoas que possuem uma participação direta ou indireta, na criação e dia a dia de uma empresa. Como parte desse segmento estão os clientes, os fornecedores, os acionistas, os colaboradores, os sócios, até outros setores da sociedade como órgãos públicos e governamentais.
Startups:Todo empreendedor já deve ter falado pelo menos uma vez sobre as startups. Essa denominação tem sido amplamente utilizada para definir negócios iniciantes e com alto potencial de crescimento da área de tecnologia. Suas principais características são nascerem de uma boa ideia e serem extremamente inovadoras. A maioria dos empreendedores que escolhem desenvolver projetos nesse segmento conta com poucos recursos e uma equipe reduzida, tendo como aliados o seu próprio “feeling”, conhecimento, habilidades e coragem de se arriscar em um mercado incerto. Eric Ries, autor do livro ‘Lean startup’, define startup como ‘um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza’.
T
Taxa de conversão:Métrica que avalia o resultado real de uma estratégia. Mede quantos leads converteram em uma ação. (ver “conversões”)
Taxa de Rejeição:É uma métrica, também chamada de “bounce rate”, que mede o percentual de usuários que entraram em seu site ou blog por uma página e saíram pela mesma página, sem sequer realizar alguma ação no portal.
Term Sheet:Documento que traz todos os termos e condições que fizeram parte do acordo entre empreendedores e investidores-anjo durante o processo de negociação. Simplificando: são os contratos comuns a qualquer parceria que envolve investimento financeiro e de recursos.
V
Validação:É uma espécie de suporte e uma forma de aprovação do trabalho, atendimento e serviço oferecido por uma empresa. É um exercício constante e o principal objetivo de negócios que estão começando, pois, garante que o que estão fazendo está trazendo resultados, e segue no caminho certo. A validação é um exercício constante, um processo que exige flexibilidade, agilidade e resiliência para recomeçar diversas vezes e não desistir.
Valor de Mercado:Valor de uma empresa. Esse valor, geralmente, é atribuído pelos investidores.
Valuation:É o termo em inglês para a “avaliação” sobre o valor de mercado de uma empresa. Esse processo é baseado em estimativas, sob as quais analistas recomendam a compra, ou não, das ações desse negócio na bolsa de valores.
Value investing:É uma estratégia de investimento baseada na avaliação das empresas expostas em bolsa de valores.
VC (Venture Capital):Tradução para ‘‘capital de risco’’, os VC’s são recursos investidos para financiar os primeiros passos de uma empresa para que ela consiga se expandir, levando o negócio a novos patamares no mercado. O capital de risco são recursos de investimento que duram de 5 a 7 anos e servem para apoiar pequenas e médias empresas que já estejam estabelecidas. O objetivo é financiar as expansões para que elas cresçam de maneira segura.
Venture Building:Uma nova forma de desenvolver startups e inovar no mercado. Abrir uma startup dentro de outra empresa. Essa é uma tendência que está ganhando cada vez mais força nos EUA e é conhecida como "Venture Builders": empresas que criam modelos de negócios usando as suas próprias ideias e recursos, "fugindo" das tradicionais modalidades de investimentos.
W
Webinar:É uma das formas de comunicação mais recentes do mundo virtual. A videoconferência possui apenas uma via e permite a interação entre usuários através de um chat, onde se pode enviar perguntas e comentários que são respondidas ao vivo pelo palestrante. Esse tipo de “palestra virtual” tem sido muito utilizada por startups para compartilhar dicas e informações com o público e com outros empreendedores.