O tema do post dessa semana é tão importante quanto você conhecer a organização em que trabalha desde a estrutura organizacional. Aliás, eu diria a você que o relacionamento líder/liderado tem uma importância de tamanha proporção que fica quase impossível em rodas de amigo ou até mesmo em casa o comentário sobre essa figura (o líder). Mas afinal de contas qual a importância dessa figura nas empresas e a sua diferença à do chefe?
Gosto sempre de usar da filosofia quando o assunto se apresenta complexo e para mim uma das vozes da atualidade (líder) na filosofia é Mário Sérgio Cortella, que diz “O líder comprometido é aquele que traz a alegria para o mundo do trabalho, sem que essa alegria se transforme em descompromisso, em frouxidão daquilo que precisa ser feito”. Vem com a gente!
O perfil do líder e a importância de uma boa liderança
Ao contrário do que se imagina não é preciso nascer com espírito de liderança – se bem que esse perfil facilita em muito sua vida – um bom líder se constrói ao longo de uma carreira, mas não pense você que empresas que buscam o perfil de líder busca em síntese uma pessoa “mandona”.
Um bom líder sabe tirar “proveito” do que há de melhor em cada um de seus liderados “Liderar é a arte de motivar alguém a fazer algo que você quer feito, porque essa pessoa que fazê-lo.” – Dwight D. Eisenhower, ex-presidente americano. Ou seja, conhece o potencial de cada um de seus colaboradores e a arte de liderar é seu maior triunfo.
E você sabe dizer qual o perfil do líder ou os tipos de liderança? É importante que se saiba quais os tipos de liderança existentes, por que de acordo com cada estilo será possível alcançar os objetivos e metas traçadas. Sendo assim, vamos aos estilos de liderança:
Liderança autocrática;
Nesse tipo de liderança as decisões são centralizadas no próprio líder a equipe recebe ordens e estão subordinadas a suas decisões com pouco espaço para questionamento e/ou sugestões.
Características do líder: tem perfil dominador, delega as ordens que devem ser obedecidas sem nenhum questionamento, grupos geridos nestas condições tendem apresentar fortes sinais de tensão, frustração e insatisfação acompanhados da falta de motivação e uma tendência forte a gerar conflitos entre os colaboradores.
Liderança liberal;
Com um estilo de liderança liberal esse personagem permite ao seu grupo de trabalho liberdade na tomada de decisão (coletiva e/ou individual) sua presença nas decisões ocorrem somente quando necessário. Esse tipo de liderança tem ênfase no grupo o que faz com que as atividades sejam realizadas de forma mais intensa. Não precisamos nem dizer que o líder tem plena confiança na equipe, mas é preciso observar que sua equipe deve ser formada com pessoas de referência ímpar e maduras o suficiente para que a liberdade seja possível.
Características do líder: o tipo de liderança pode ter um comportamento evasivo e sem firmeza deixando o grupo com baixo resultado quanto à quantidade e qualidade do trabalho. Esse grupo com o tempo tende a requerer atenção a alguns sintomas que podem ser prejudiciais ao desempenho da equipe, portanto, fique atento aos fortes indícios de individualidade, desagregação, insatisfação (coletiva/individual), agressividade e até mesmo desrespeito ao líder.
Liderança democrática;
A presença do líder no grupo nesse tipo de liderança tornou-se como sendo um facilitador no processo auxiliando seus liderados na execução e tarefas priorizando o clima agradável de trabalho. Um aspecto peculiar nesse personagem é que seu foco não se limita apenas a qualidade e execução dos trabalhos, mas também com a qualidade de vida dos profissionais de trabalho.
Características do líder: participativo e atuante nas atividades do grupo esse personagem tende a orientar o grupo, ajudar nas definições dos problemas e das soluções, coordenando e sugerindo ideias para as atividades. É encorajador da equipe e igualmente preocupado com o trabalho e com o grupo.
Liderança coaching;
Esse perfil de liderança apresenta um grande interesse pelo aumento e melhoria da performance dos seu liderados e faz questão de acompanhar a evolução individual sempre apresentando o incentivo e dando feedback para que seus colaboradores se mantenham motivados e interessados nas realizações pessoais e também nas atividades da organização empresarial.
Características do líder: motivador tende a promover e criar um ambiente de trabalho agradável e com clima de cooperação e confiança de seus liderados, mesmo quando tudo parece dar errado estimula o positivismo do futuro na execução final da tarefa.
Ficou interessado nos aspectos da liderança e também das suas características? Saiba que é possível ainda que encontre na literatura o perfil de liderança situacional onde o líder emprega características a depender de algumas situações que podem ocorrer na própria execução da tarefa ou até mesmo pela análise pessoal do executor/colaborador. Mas o grande desafio do líder nesse tipo de liderança é saber quando aplicá-la.
A nossa primeira liderança representa bem a presença do “chefe” em poucas linhas, a diferença entre um líder e o chefe é basicamente o comportamento destrutivo da equipe e na obsessão do poder centralizado do comando e das tomadas de decisão.
E você lidera ou é liderado? Gostou do post dessa semana? Então siga-nos nas redes sociais.
Forte abraço